- Área: 179 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Carlos Berdejo Mandujano
-
Fabricantes: Cemex, Helvex, Interceramic, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. As praias de Chiapas são pontos de lazer para as cidades da região, localizadas ao Sul sobre o Oceano Pacífico, seguindo a linha costeira até a América Central. É nesse ponto que se localiza a cidade de Tapachula, que possui um dos portos mais importantes do sul do México e uma pequena porção de zona turística chamada Playa Linda.
O projeto é implantado nesta região. Trata-se de uma residência de final de semana e lazer localizada entre a rua principal e a praia. Desde sua fachada frontal se percebem dois corpos quase fechados que criam uma segurança visual, mas é na fachada posterior onde se brinca com os espaços que se abrem para o mar.
Da praia é possível perceber um "cubo vazio" que subtrai e interrompe a privacidade da área habitável da casa para dar conexão e transição do exterior com o interior. O resultado é um terraço onde se concentram as atividades principais da casa.
O terraço se conecta visualmente com qualquer ponto da residência, inclusive no pavimento superior, onde a cobertura se transforma em um pátio com vegetação endêmica, sem guarda-corpos que limitem visualmente a conexão com a praia.
A área social dispõe de um ambiente, a cozinha muito ampla para comportar até para uma grande reunião no terraço, também conta com um banheiro e uma adega. O pavimento superior conta com 2 dormitórios que se interconectam com o pátio vegetal para dividir a vista para o mar.
Cada espaço conta com janelas em duas de suas paredes para estabelecer ventilação cruzada, tão essencial para as altas temperaturas do local. Grandes janelas permitem, ainda, a conexão visual com o terraço e a praia. O terraço se isola termicamente da incidência solar com abóbodas que se sustentam em uma sucessão de pilares que indicam o limite visual da residência.